Sem categoria

Criando Minúcias Vitais (Déloyal)

– por JORGE VALPAÇOS

Imagem relacionada
Em Splinter Cell: Convictions há vários exemplos de Minúcias Vitais.

Um dos grandes trunfos do Sistema L’Aventure é o conceito de Minúcias. Minúcias são detalhes, elementos descritivos que podem ser aplicados a vários componentes de jogo. Neste texto, nós falaremos um pouco mais sobre as Minúcias Vitais, o coração do planejamento do Mestre de Jogo e algo que se associa ao sucesso da ação dos Libertadores. E você sabe que o Lampião Game Studio não os deixa na mão. Vocês vão encontrar por aqui suporte a todos os nossos jogos!

Déloy… quem?

Déloyal é um jogo narrativo sobre Resistência & Liberdade, um título de Jorge Valpaços & Rafão Araújo, publicado pela editora Pensamento Coletivo. A proposta do jogo é a libertação de um território ocupado. Porém, não estamos falando de uma guerra aberta, mas de ações furtivas e subversivas de pessoas comuns que passam a criar planos ousados, centrados em sabotagem, espionagem e contrainformação para derrubar Pilar a Pilar as estruturas dos Invasores. Você pode saber mais sobre o jogo, adquiri-lo e ter acesso a todos os artigos de suporte e materiais de apoio nesta página.

O que são Minúcias Vitais?

Minúcias são requisitos para o cumprimento de uma missão previamente discutida no Pontos de Encontro e passada pelo Contato Superior; ou ainda, em uma Sessão Em Cinzas, trata-se do que é necessário fazer para se manter vivo e ativo na Trupe de Resistência. Em uma comparação simples com jogos eletrônicos, uma Minúcia Vital é um “objetivo” de uma missão.

O cumprimento de uma Minúcia Vital em uma sessão faz com que as chances de sucesso dos Libertadores seja maior ao término da partida, uma vez que o último Chamado à Liberdade (lance de dados) é o CAL do Triunfo, condicionado ao cumprimento das Minúcias da Sessão de jogo.

Nenhum texto alternativo automático disponível.
O maior foco durante a missão recompensa os jogadores, uma vez que o Dado do Triunfo é aumentado por meio do aumento do Dado do Triunfo, uma mecânica de Déloyal.

Como criar Minúcias Vitais?

Criar uma Minúcia é apresentar um objetivo, um fragmento de uma aventura, um desafio real em jogo. Assim, “conversar com um coadjuvante” não é uma Minúcia Vital, mas “encontrar alguém que forneça o necessário para subornar o segurança” é um bom exemplo de Minúcia Vital.

Uma Minúcia, porém, não pode ser ser diretiva. O Mestre de Jogo não é um roteirista. Ele deve, ao criar os passos para que o Pilar seja derrubado, possibilitar ao menos 3 formas para o cumprimento da Minúcia Vital. Por exemplo: “Arrumar uma forma de entrar no hotel” é uma Minúcia mais adequada que “Se infiltrar pela recepção”. No primeiro caso, há total liberdade para os jogadores criarem planos distintos para superar o problema. Já, o segundo exemplo estabelece uma forma única de cumprir a Minúcia Vital.

Imagem relacionada
Abrir a porta do corredor e superar a armadilha de pedregulho são exemplos de objetivos de uma missão do game Persona 5, que poderiam ser Minúcias Vitais de uma Sessão em Chamas. Neste exemplo, a Missão seria “Roubar o coração de Futaba”.

O que muda em relação a um jogo eletrônico é que as Minúcias não estão disponíveis aos jogadores. Elas ficam com o Mestre de Jogo, e servem como base para a descrição do cenário e para a construção de desafios e interações durante a partida. Logo, a superação da Minúcia não é algo óbvio. A atenção aos detalhes, à descrição do problema e a verificação das estratégias à seguir é o que vai determinar o sucesso ou o fracasso dos Libertadores.

Seguindo o exemplo da imagem acima, o Mestre do Jogo não dirá que será necessário “abrir a porta do corredor”, mas descreverá o cenário, indicando que a Câmara da Culpa (Chamber of Guild) é repleta de corredores bem vigiados, sendo que os Libertadores exploraram já algumas vezes o local. Há apenas um corredor, aquele à oeste que possui algo peculiar. Ao chegarem lá, o Detetive presta atenção aos detalhes, usando sua Investigação, e observa que há uma espécie de porta ocultada pelos grafismos locais. Mas ela está fechada. E agora? Implodirão a porta, chamando a atenção dos guardas? Tentarão arrombá-la? Aguardarão a troca de guardas para adentrar furtivamente?

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas sentadas
Estratégia, planejamento, ação, ação, e mais ação. Déloyal é um jogo explosivo!

Veja como apenas uma Minúcia Vital, oculta aos jogadores, torna as coisas simples para planejar aventuras e interessantes aos jogadores. Eles sempre terão liberdade para traçar planos, tornando a mesma aventura praticamente impossível de se repetir, caso as Minúcias sejam criadas de forma a propiciar soluções criativas. Vamos ver algumas dicas para isso.

Dicas para criar Minúcias Vitais

Ao criar Minúcias Vitais, observe:
a) Os Libertadores criados.
b) O estilo de jogo dos jogadores.

Seguindo por a), você deve verificar o Conceito dos Libertadores e proporcionar chance de brilho a cada um. Há um Ás? Que tal “Deter os bandidos que fogem em seus bólidos envenenados” (uma perseguição) como chance para este que tem o Supra Condução brilhar? Mas o Homem da Lei pode atirar (Bravura é seu Supra) nos pneus dos fugitivos, ou ainda o Doc pode ter previamente sabotado o carro (Ciência) que seria utilizado para a fuga após o Detetive ter investigado os planos dos bandidos (Investigação). Note, você dá chance para o brilho do Ás, mas os jogadores são livres para arrumar uma maneiras próprias e criativas para cumprir a Minúcia Vital de outras formas.

Seguindo por b), ao conhecer o estilo de jogo dos jogadores, propicie desafios aos mesmos. Há alguém que gosta de resolver tudo de forma furtiva, correto? Jogue os holofotes nele para ver como ele lida com a situação. É uma boa hora para pensar em aumentar as outras Perícias com Avanços ou Pensar Fora da Caixa, não é mesmo? Você, como Mestre de Jogo de Déloyal, deve fornecer chances para reviravoltas e ações audaciosas em jogo. Afinal, o clima pulp preconizado trata exatamente disso.

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas
Ignorar Minúcias Vitais é trilhar o caminho para o fracasso.

Tipos de Minúcias Vitais

Há basicamente 3 tipos de Minúcias: as independentes, as conectadas e os gatilhos. As primeiras são mais soltas, sendo interessantes como requisitos que podem ser cumpridos com o grupo dividido. Caso haja uma ação complexa, as diferentes facções tentam solapar as bases do Pilar por distintas ações. Não há sentido interligá-las. É apropriado pensar em Minúcias independentes quando há uma missão complexa, pouco tempo para agir ou ainda quando há restrição na circulação (um ambiente que apenas alguns possuem acesso).

As Minúcias Vitais conectadas são diretamente relacionadas, sendo uma pré-requisito para outra. Você só pode “acabar com o general invasor” após “identificar a morada do general”. Minúcias conectadas são as mais fáceis de serem pensadas. Basta pensar no final da missão e pensar de trás para frente, indo “da morte do general” até a primeira pista para chegar até ele, por exemplo.

A imagem pode conter: 6 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas, mesa e área interna
Déloyal na mesa? Ação e aventura em jogo!

Os gatilhos são Minúcias Vitais acionadas quando algo sai do controle (Problemas e Falhas em CALs). Algo como “não matar inocentes” pode ser uma Minúcia Vital. Caso a mesma não seja cumprida, o gatilho “não tornar os Libertadores máquinas de matar” pode ser acionado, representando ao Mestre de Jogo que os aliados à Trupe de Resistência podem se tornar sanguinolentos após o “primeiro sangue” ter sido derramado na batalha. Cabe aos Libertadores frearem o frenesi de seus companheiros.

Por muitas vezes, os jogadores cumprem Minúcias sem ao menos saber que estão fazendo isso. No último exemplo, caso os Libertadores não tenham vitimado inocentes, teriam cumprido não apenas esta, mas a Minúcia “não tornar os Libertadores máquinas de matar”, que era seu gatilho.

Últimas Palavras: Sob Boa Fortuna!

Essas foram apenas algumas dicas para a criação de Minúcias Vitais. E essas dicas não servem apenas para Déloyal, como para qualquer jogo que você queira aplicar. Por exemplo, esse mesmo artigo se aplica a Causos RPG, que possui uma estrutura investigativa parecida, e Arquivos Paranormais, que também tem o Sistema L’Aventure.

Espero que tenham curtido e que sejam a Resistência na luta pela Liberdade com Déloyal!

Imagem relacionada
Saboteur, uma das referências para Déloyal traz a imagem que resume muito o que você vai encontrar em Déloyal: um qualquer que decide pegar em armas para expulsar os invasores. “Escapar dos nazis” é uma Minúcia Vital mais do que apropriada em um jogo com narrativa pulp, como Déloyal. Tudo está por aqui: um salto suicida, granadas furtadas recentemente, uma fuga de nazistas em uma bela cidade ocupada, sendo você um agente da subversão, um Libertador!