lançamento, Ludologia

Tênis & Feitiços versão expandida: diário de criação 01

– por JORGE VALPAÇOS

Tênis & Feitiços foi um RPG inicialmente publicado em formato panfleto. Apesar da pouca divulgação, este título faz um considerável sucesso. Eu já recebi vários relatos de partidas de T&F. Acontece que, depois de alguns anos, decidi revisitar este jogo em uma nova edição.

Tênis & Feitiços?

Ok, você não tem obrigação de conhecer um jogo que não foi divulgado e que foi distribuído como brinde de livros físicos que publiquei. Eu simplesmente coloco “jogos-extra” nos envelopes e pronto, quando você recebe há uma surpresa. XD

Tênis & Feitiços é um jogo sobre jovens bruxas na leitura que a cultura pop faz, basicamente. Pense em algo como as séries Sabrina e Wandinha ou os filmes O Poder Mágico, Jovens Bruxas e Jovens Feiticeiras. Tem trevosidades? Tem. Mas tem comédia e dramas adolescentes também.

Por que uma edição expandida?

Ainda que o panfleto seja completamente funcional, sabe quando você olha para o potencial dele e fala: ok, isso pode ir além. Eu tô em um momento de revisitar o que criei e repensar tudo o que fiz em quase 10 anos de carreira. E nada como pegar jogos pequenos, panfletos e ensaios e os revisar, aplicando minhas reflexões, dúvidas e propostas atuais.

Os últimos 2 anos, sobretudo, mexeram em muito do que penso sobre o jogar. E revisar o que já criei serve como uma prova a isso. Além da própria experimentação sobre um outro formato de publicação, o que pode adensar a experiência de jogo. A nova edição de T&F não anula a anterior, mas tem uma outra proposta, insere novas mecânicas e porta um cenário processual completo. E eu realmente curti bastante todo o processo de desenvolvimento!

Ah, e eu não estou inventando a roda. É muito importante deixar claro que eu me insiro em uma comunidade criadora, e não são raras as reedições de jogos. Apenas um exemplo: Crianças Enxeridas, sucesso de Raphael Lima, nasceu como um panfleto e ganhou uma edição expandida incrível, que eu recomendo. 🙂

Um diário de criação?

Não é incomum dividir um tanto sobre o processo criativo. Seja em entrevistas em vídeo ou podcasts, em materiais criados mas redes do Lampião, ou no próprio manual de jogo, gosto de dividir quais as minhas metas de desenvolvimento, os desafios e o que desisti e aprendi no percurso. Mas pen sei em estruturar isso de uma forma mais organizada.

Quando a gente para e faz um balanço do que está criando, registra e precisa explicar, sedimentamos aprendizagens. Enquanto educador, sei da potência de sintetizar, sedimentar e partilhar saberes e aprendizagens para que eu mesmo aprenda. E acho que será muito bom contar com a companhia de vocês nos próximos relatos. Então, nos vemos em jogo!

Saiba mais sobre Tênis & Feitiços aqui, e ouça um podcast sobre este jogo aqui.

2 comentários em “Tênis & Feitiços versão expandida: diário de criação 01”

Deixe um comentário