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Castlevania para Déloyal

RAFÃO ARAUJO

OS GUIAS DE CAMPANHA DE DÉLOYAL

Como todos sabem Déloyal não se restringe à ambientação disponível no livro básico, apresentando diferentes possibilidades ao tratarmos a criação do Guia de Campanha. Apesar das referências claras ao contexto histórico, aos arquétipos do período e ao próprio apelo estético, afirmamos que Déloyal é um jogo que trata a experiência de luta incessante e alucinada pela libertação. E para atestar a diversidade de histórias que podem ser escritas por meio de Déloyal, o Lampião Game Studio desenvolve diferentes Guias de Campanha. São cenários completos, com Engrenagens, Pilares e fichas de personagens que exemplificam as mais diferentes possibilidades que Déloyal proporciona aos jogadores. Por aqui serão apresentadas inclusive algumas variações nas regras de jogo para tornar a adaptação mais acurada, o que fornece inspiração a você para a criação de seu próprio Guia de Campanha.

SOBRE DELOYAL E FANTASIA MEDIEVAL

Sob a escrita do nosso amigo Jorge Valpaços, Déloyal ganhou uma versão para fantasia medieval no Guia de Campanha “Reino de Déloyal”, o primeiro guia entregue aos apoiadores do nosso Catarse.

Para facilitar a vida daqueles que não possuem acesso ao texto, irei transpor alguns trechos aqui.

A Origem dos jogadores (Nativo, Aliado ou Invador) será contextualizada de modo melhor. Os Nativos são aqueles que moram na região da Valáquia, conhecem o lugar e os terrores da igreja e do maquiavélico Drácual. Os Aliados vêm de fora dali e por algum motivo, lutam por essa terra ou ainda não podem ir embora. os Invadores ocupam o lugar de forças das trevas que mudaram sua posição, assim como o Alucard, por exemplo.

Vínculos, Vantagens permanecem inalterados. Aconselhamos apenas que alguns destes sejam repaginados, assumindo o devido tom do jogo pretendido.

Contato Superior e Ponto de Encontro também devem ser construídos do mesmo modo. Ainda é preciso agir de modo sigiloso, sejam as forças da igreja ou do conde vampiro, há necessidade de se manter fora de olhares curioso.

Sobre Magia, Habilidades e Talentos
A Perícia Ciência fora alterada para Ocultismo, assim ela traduz para além de habilidades intelectuais, os conhecimentos arcanos de distintos Conceitos apresentados neste Guia de Campanha. Assim sendo, a maga pode efetuar as magias contempladas em suas Minúcias para obter efeitos específicos. Em outros termos, cada Minúcia atribuída à Perícia Ocultismo é uma magia, ou habilidade similar a magia. Mas atente que ao usar a Ocultismo para atacar, por exemplo, ela está Pensando Fora da Caixa. Não se esqueça de interpretar os efeitos de Pensar Fora da Caixa durante as sessões de jogo.

Vamos a outro exemplo, quando a Alucard quiser usar sua forma de Lobo (utilizando uma Minúcia) e precisar atacar um alvo, trata-se de um uso de Perícia Ocultismo para emular Violência. Como a Minúcia acionada faria o CAL SOB PRESSÃO ser feito SOB BOA FORTUNA e um CAL Fora da Caixa se dá SOB MÁ FORTUNA, os efeitos se anulam, sendo rolado apenas 1 dado (d12, o Supra Ocultismo de Alucard) para este CAL. O mesmo ocorre para a Maga usando seus truques elementais.

Habilidades especiais como Majestade/Dominação de vampiros são tratados como Minúcias também. E podemos tratar da mesma forma uma Manobra de Combate ou Talento, como Golpe Giratório que seria associado à Violência ou Chuva de Flechas, à Bravura. Observe também que há Vantagens, Equipamentos de Qualidade Superior (QS) e Equipamentos de Ciência Estranha (CE) que modificam os CAL solicitados. Lembre-se que possível GASTAR ou QUEIMAR cada um destes elementos, contanto que haja coerência narrativa para tanto. Trevor Belmont poderia usar seu chicote Matador de Vampiros (CE) para aumentar em +1 Passo o CAL contra vampiros e demônios. Como ele já possui d12 como dado da Perícia Violência (seu Supra), ela terá d12+1 para efetuar o CAL, caso GASTE a o Chicote, ela nem precisaria efetuar o teste, obtendo um Sucesso Automático caso QUEIMASSE o equipamento (CE). Ficcionalmente isto significa que a mesma técnica não funcionaria duas vezes, por exemplo.

SOBRE CASTLEVANIA

Castlevania é uma série de jogos eletrônicos criada e desenvolvida pela empresa japonesa Konami. A série foi criada no Japão e seu título de estreia foi lançado em 26 de setembro de 1986. A série Castlevania é uma das mais famosas séries da Konami, e possui títulos que já foram lançados para diversas plataformas.

A série é focada na guerra entre a família Belmont (lendário clã de caçadores) contra o Conde Drácula. A história base seria que a cada 100 anos Drácula ressuscitaria e um Belmont deveria derrotá-lo antes que dele cumprir sua vingança e dominar o mundo.

Por ser uma série longa, com vários jogos e linhas diferentes, o cenário de campanha abaixo se focará no Castlevania Série Animada escrita por Warren Ellis e produzida pela Netflix no ano de 2017. A animação Castlevania foi adaptada do jogo de 1989 Castlevania III: Dracula’s Curse. Castlevania é uma junção das palavras “Castle” (Castelo, onde ocorre a maior parte dos jogos) e “Vania” de “Transilvânia” (país onde vive Drácula, o vampiro imortalizado no livro de Bram Stoker).

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A capa e uma cena do jogo Castlevania III: Dracula’s Curse

Lançado em 1989 pela Konami para o Nintendo 8 bits, Castlevania III: Dracula’s Curse acontece em 1476, ou seja, 215 anos antes da história do primeiro jogo. Conta a história de Trevor Belmont, o último filho da Casa Belmont e sua batalha contra as hordas de monstros no castelo de Vlad Tepes, o Conde Drácula. Foi o primeiro game que apresentou o personagem Alucard, filho do Drácula (cujo nome é um anagrama do nome do pai), e que só apareceria anos depois no jogo Castlevania: Symphony Of The Night, um dos preferidos dos fãs da franquia.

Diferente de como fora com o jogo, a série se aprofunda mais na relação de Drácula com a humanidade, além de contar parte da história da família Belmont – o clã especializado na caça de criaturas malignas que aparece nos jogos protagonizados por Simon Belmont, descendente de Trevor.

Para conseguir dar mais corpo e forma ao jogo, iremos misturar informações do jogo eletrônico à série da Netflix para dar suporte para este Guia de Campanha. Há grande liberdade poética para criação dos Pilares; adapte-os como achar mais condizente com seu jogo.

POR QUE INVADIRAM?

Valáquia, 1455, uma jovem chamada Lisa, que deseja ser médica, busca Vlad Drácula Tepes, um imortal com conhecimentos científicos avançados. Intrigado por sua coragem e ambição, Drácula concorda em ensiná-la, enquanto ela, por sua vez, oferece para ajudar a se reconectar com a humanidade.

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20 anos depois, em Târgovişte, Lisa Tepes é queimada na fogueira depois que um bispo descobre equipamentos científicos em sua casa e a acusa de bruxa. Drácula está devastado e furioso ao saber da morte de sua esposa e declara que as pessoas têm um ano para sair, após isso, matará todos os humanos que permaneçam em Valáquia. Seu filho, Alucard, diz que, em vez disso, vá atrás do homem responsável em vez de toda a humanidade, mas Drácula o ataca de raiva. Um ano depois, o arcebispo acolhe uma festa dizendo que Drácula não era nada mais do que a ilusão de um farsante. Como prometido, Drácula mata o Arcebispo, destrói a igreja e ordena que seu exército demoníaco mate todos os humanos na Valáquia. À medida que o exército se espalha, as pessoas culpam as nobres famílias do reino, incluindo os Belmonts.

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COMO ELES INVADIRAM?

Drácula possui poderes incríveis como dominar o fogo, tremer a terra, teleportar e toda sorte de capacidades negras dadas pela imortalidade. Além disso, ao seu comando estão criaturas da noite capazes de voar com suas asas de morcego, rasgar e devorar humanos com suas garras e presas. Eles tomaram todos os lugares logo após a chuva de sangue que os trouxe, possivelmente de planos abissais.

QUEM AJUDOU NA INVASÃO?

A igreja não ajudou diretamente, mas fomentou a desunião das cidades, jogando-os ainda mais profundamente na lama. Cientistas e feiticeiros foram caçados, muito conhecimento útil fora perdido. Medidas extremas tomadas pela igreja apenas dá alimento para a fogueira do caos que se abate em Valáquia.

QUAL É O GRANDE PLANO?

Drácula quer matar todos, sem nenhum remorso. Ele era um monstro e tinha aprendido a dominar sua besta graças à sua amada Lisa. Mas agora que ela se foi, cruelmente morta como uma herege nas fogueiras da igreja, Drácula não possui mais motivos para se controlar. Seu grande objetivo é fazer com que toda a humanidade seja extinta de Valáquia.

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QUAL O ESTADO DAS COISAS?

Não há rotas ou comércios ativos. Pessoas mortas há, aos milhares. Há durante o dia alguma vã esperança de manter as cidades funcionando, mas quando a noite cai, só há grito e desespero. Quando o dia amanhece, mais e mais pedaços daquilo que um dia foram humanos são encontrados. As cidades estão fechadas, a igreja fomenta ainda mais o fanatismo. O povo sofre. Em pouco tempo os planos de Drácula chegarão ao destino.

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PILARES

Cidade de Gresit

  • Ajude Oradores a se livrarem da fúria da Igreja.
  • Salve Oradores cativos nas antigas catacumbas.
  • Enfrente um Ciclope.
  • Lide com o Bispo corrompido.
  • Lide com população revoltosa.

Depois desse pilar inicial, os personagens seguirão em direção ao castelo de Drácula para enfrentá-lo. O caminho a seguir? Isso fica a cargo dos Libertadores.

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A função deste Pilar e ter conhecimento sobre a tecnologia utilizada por Drácula e seu Castelo.

  • Lide com armadilhas mortais.
  • Enfrente Cavaleiros Mortos vivos e esqueletos.
  • Enfrente a Cabeça de Medusa.
  • Acione os mecanismos místicos que permitirão entrar o castelo amaldiçoado.
  • Liberte trabalhadores possuídos.
  • Entenda a Ciência Estranha.

MAD FOREST

  • Enfrente Corujas Amaldiçoadas que enxergam seu espírito.
  • Lide com Pilares de Ossos que emergem da terra.
  • Enfrente Aranhas Gigantes.
  • Resista aos esporos venenosos.
  • Enfrente um Ciclope com um enorme martelo.
  • +2 Minúcias à Escolha do Mestre do Jogo.

THE MURKY MARSH OF MORBID MORONS

  • Enfrente Sapos Gigantes.
  • Fuja dos Enxames de Morcegos.
  • Atravesse os poços de brejo movediço.
  • Enfrente um Golem de Lama.
  • Derrote Morcegos Fantasmas.
  • +2 Minúcias à Escolha do Mestre do Jogo.

THE HAUNTED SHIP OF FOOLS

  • Enfrente Esqueletos Explosivos.
  • Fuja dos Corvos Carniceiros.
  • Interaja com os Fantasmas Amaldiçoados.
  • Enfrente o Pirata Amaldiçoado reerguido.
  • +3 Minúcias à Escolha do Mestre do Jogo.

CORAÇÃO – ARREDORES DO CASTELO AMALDIÇOADO

Neste momento deixe que os jogadores escolham que caminho irão seguir para ter acesso ao Castelo de Drácula. Crie 6 minúcias mais, porém Encontre a entrada para o Castelo é a Minúcia fixa, incial a este Pilar. Todos os caminhos abaixo leva ao Castelo. Cabe o Mestre do Jogo particularizar cada um destes caminhos.

  • SUNKEN CITY OF POLTERGEISTS
  • UNDERGROUND CATACOMBS
  • THE MOAT BRIDGE OF PERIL
  • ABANDONED MINES

CÉREBRO – DENTRO DO CASTELO AMALDIÇOADO
Deixe que os jogadores escolham que caminho irão seguir para ter acesso aos aposentos de Drácula. Crie 8 minúcias para além de Enfrente Drácula, que é a Minúcia derradeira.

  • CASTLE COURTYARD
  • THE MAIN HALL
  • THE INNER HALLS

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SOBRE OS PERSONAGENS DA SÉRIE ANIMADA

Belmont

Trevor Belmont

O último membro vivo da casa dos Belmont, uma família de caçadores, excomungada pela igreja, que espalhou rumores de serem desonestos e que caçavam utilizando de poderes sobrenaturais provindos do próprio inferno. De acordo o video-game, ele é um meio-vampiro, porém o lado humano dessa união prevaleceu, por isso é tão forte.

 

 

Caçador de Vampiros Nativo

  • Agilidade d6
  • Bravura d8, arremessar
  • Brilhantismo d4
  • Ocultismo d10, vampirismo, demônios
  • Condução
  • Investigação d6, rastros de vampiros
  • Sedução d4
  • Subterfúgio
  • Violência d12, usar chicote, contra vampiros

Equipamentos:

  • Matador de Vampiros (CE), chicote abençoado contra vampiros e demônios que pode ser usado para alcançar lugares, puxar coisas e lutar. Dano 2 comum, 3 contra demônios e vampiros.
  • Água Benta*, usado para queimar a pele de criaturas profanas.
  • Espada Curta, arma para combate próximo. Dano 2.
  • Bumerangue Banshee*, uma cruz que vai e volta quando arremessada. Dano 1.

* Cada uso gera uma marcação da caixa de Equipamentos.

VampireAdrian Tepes, Alucard

Ele é um também meio humano e meio vampiro, porém aqui o lado vampiresco dominou. É o filho rebelde de Drácula. Numa promessa feita no leito de morte de sua mãe, Alucard prometeu impedir os atos maléficos de seu pai. Ele procura proteger a humanidade de seu pai e por isso irá lutar.

 

 

 

Filho do Drácula, Invasor

  • Agilidade d6
  • Bravura d4
  • Brilhantismo d4
  • Ocultismo d12, poderes (descrito abaixo)
  • Condução
  • Investigação
  • Sedução d6,
  • Subterfúgio d8
  • Violência d10, espada

Equipamentos:

  • Espada Herança Familiar (QS), deixada por sua mãe, possui qualidade impressionante. Dano 2 comum, 3 contra demônios e vampiros.
  • Armadura Tradicional, Proteção 1.

Poderes:

  • virar morcego ou lobo, quando o faz poderá voar longas distancia, mas será muito frágil. Como lobo poderá farejar muito bem e correr muito rápido.
  • virar névoa, lhe permite atravessar grades.
  • bola de fogo, pode ser usada para atacar vários alvos com dano 2 ou 1 alvo com Dano 3.
  • olhar de vampiro é capaz de encantar um alvo, deixando-o amigável. Seu uso constante poderá transformá-lo num servo.

Witch

 

Sypha Belnades

Uma oradora e neta do ancião que exerce uma poderosa magia. Ela é capaz de lidar com magia elemental e decide então lutar contra Drácula para livrar o mundo deste mal.

 

 

 

Oradora Nativa

  • Agilidade d4
  • Bravura d6
  • Brilhantismo d10, outros oradores
  • Ocultismo d12, magia negra, magias (descrito abaixo)
  • Condução
  • Investigação d6
  • Sedução
  • Subterfúgio d8
  • Violência d4

Equipamentos:

  • Adaga, Dano 1
  • Manto, Proteção 1

Magias:  Ela pode Criar/Moldar/Extinguir os elementos Ar, Água, Fogo e Terra.

Não iremos definir um limite de seus poderes. Para efeitos normais, siga tudo que foi descrito acima na utilização de magias. Para efeitos maiores ou muito poderosos, penalidades convencionais (-1, -1 Passo, Má Fortuna) podem se adicionadas.

Pirate

Grant DaNasty

Este é um personagem presente apenas nos jogos eletrônicos, mas pode aparecer nas próximas temporadas da animação. Ele estava indo para a reunião anual de sua família, quando teve a ingrata surpresa de encontrar toda a área atacada por monstros e sua família assassinada. Movido pela sede de vingança ele e sua tripulação vão rumo ao castelo de Drácula para vingar-se, mas antes disso o vampiro o ataca com mortos vivos, tomando o barco como um lugar amaldiçoado.

 

 

Pirata saqueador, Aliado

  • Agilidade d12, escalar, saltar
  • Bravura d6, arremessar
  • Brilhantismo d6, lidar com escória
  • Ocultismo
  • Condução d4, embarcações
  • Investigação
  • Sedução d4
  • Subterfúgio d8
  • Violência d10, sabre pirata

Equipamentos:

  • Sabre Pirata, Dano 2.
  • Machado de Arremesso, Dano 1.
  • Colete de Couro, Proteção 1.

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