Sem categoria

Code Geass para Déloyal

Saudações, Libertadores!

Muitos de vocês conhecem Code Geass, uma excelente franquia em diferentes mídias, como animações e mangás que é uma das referências de Déloyal. Trata-se de uma animação que apresenta todos os conceitos evocados por Déloyal: Resistência & Liberdade, planos audaciosos, uma luta subversiva contra um Império Invasor. E sim, Code Geass é uma das referências de Déloyal. Mas então, que tal levar essa história as suas mesas de jogo? Nós já fizemos isso por várias vezes e sempre é incrível!

Mas fique tranquilo pois não revelaremos muito sobre o conteúdo da série, apenas apresentaremos os elementos fundamentais para que você possa fazer parte da rebelião contra o Império de Britannia!

20229343_1987130224849550_4691775096266757695_n[1]
E e ainda por cima foi usado o Disco L’Aventure! Não o conhece? Acesse agora esse link.

A Geopolítica do Cenário

No tempo presente, grande parte do mundo é dominada por uma enorme força militar, o Império de Britannia. O que realmente muda o jogo político e tecnológico é o uso de mechas de combate chamados de Knightmare Frames. Estes robôs tripulados passaram a ser utilizados de forma massiva, uma tecnologia exclusiva do Império Britânnico, sendo as formas de resistência a este aparato militar praticamente inúteis. Todo o território conquistado passa a ter um novo calendário, o Calendário do Império, que tem seu primeiro ano datado na ascensão do lendário rei Celta Alwin I. Logo, o ano 1 para quem é subjugado por Britannia é chamado de ano da Ascenção do Trono Britânnico, quando, em uma história alternativa, o rei Alwin I vence o Império Romano de Augusto e adquire a independência de seu povo, ascendendo como grande potência.

Desde então, temos uma sequência de eventos que grafam a história alternativa do cenário. Há muitos fatos relevantes para a formação do império e de sua estrutura hierarquizada, que mescla elementos de nobreza, militarismo e mitologia celta. Vale dar uma olhada nessa linha do tempo que lista os principais acontecimentos em torno da história global em Code Geass.

No momento, temos a Federação Chinesa como outra potência, bem como uma liga de Estados europeus. Mas estamos falando de resistência. E, para isso, precisamos falar da Área 11.

New_CG_Map[1]
Os tentáculos de Britannia se estenderam por quase todo o mundo!

A Área 11: O teatro de operações

Em 2010 a.t.b. temos a ocupação do então Japão pelo Império Britannico. Houve uma guerra feroz, com muito sacrifício humano. Um general foi considerado traidor da causa japonesa, buscando a cessão da resistência ao império. E ele se matou após isso. A tensão foi muito grande, e os cidadãos japoneses, ao término da ocupação, passam a ser chamados de “elevens” (onze em inglês). Eles tornam-se cidadãos de segunda classe, trabalham em subempregos para os nobres de Britannia que passam a ocupar o território (estratégico militarmente e fonte de um minério importante, o Sakuratide).

Parte da população busca reviver um passado glorioso perdido, e se entrega à droga Refrain. Há quem se acostumou com a ocupação, seguindo as normas de conduta de Britannia. E há quem pega em armas para lutar pela liberdade. Eles fazem parte da Resistência.

Chinese_federation[1]
Em azul, a chamada Área 11, ao lado da enorme Federação Chinesa, o antigo Japão é considerado estratégico, um enclave de Britânnia no oriente.

Knightmare Frames

Máquinas humanoides pilotáveis, os mechas de Code Geass, os Knightmare Frames são as armas definitivas para os combates táticos. Pesando algo como o dobro de um tanque de guerra, e tendo de quatro a cinco metros de altura, um Frame normalmente é equipado com landspinners, que são algo como patins para facilitar o deslocamento em terra, para além de slash harkens, que são projéteis de ganchos utilizados para atacar inimigos ou para obter apoio em manobras, como escalando prédios ou montanhas.

Lancelot_-_Harken_Boosters[1].png
Knightmare Frame Lancelot utilizando seus múltiplos slash harkens para atacar vários inimigos.

Há várias gerações de desenvolvimento de Knightmare Frames, desde seus primeiros testes laboratoriais à sua fabricação em massa pelo Império de Britannia. Os modelos em massa costumam ser bem usuais, sem armas adicionais, havendo alguns projetados para carga, outros com armas diferenciadas, como rifles de repetição, por exemplo.

A Resistência utilizou Frames capturados para montar seus próprios, bem como há distintas nações que constroem os seus, como a Federação Chinesa. É interessante observar que há um alto nível de particularização dos Frames. Enquanto os nacionalistas japoneses criam Frames com katanas, remetendo aos samurais, os Knight of the Round de Britannia possuem os mais distintos modelos. Neste sentido, mais que uma simples máquina de guerra, um Knightmare Frame porta uma identidade, sendo particularizado não apenas em relação ao lado da guerra, mas por vezes – tal qual o gênero de animes de mecha que não os tratam como super robôs – dialógico com seu piloto.

O desenvolvimento de Frames é constante, sendo por vezes uma vantagem de uma batalha decidida por uma propriedade especial que algum Frame possui. Não é raro, por conseguinte, que haja missões de espionagem, contra-espionagem e manobras militares para o teste de novas habilidades em torno dos Frames em desenvolvimento.

Shinkiro_-_Absolute_Defense_System[1].png
A Defesa Absoluta do Knightame Frame Shinkiro foi decisiva enquanto estratégia no campo de batalha pela Resistência liderada pela Ordem dos Cavaleiros Negros.

A Ordem dos Cavaleiros Negros

Após a ocupação Britânnica, várias vozes passaram a questionar a expansão imperial. Algumas brotavam de fora da Área 11, vindas de pontos de resistência na Índia, na Federação Chinesa. Outros brotavam de dentro o Império. E ainda havia os nacionalistas, que desejavam ver a bandeira do sol nascente novamente tremulando nos céus, readquirindo a cidadania japonesa.

Neste momento surge a Ordem dos Cavaleiros Negros, liderada pelo enigmático Zero. Este líder que sempre usa um capacete, escondendo a sua face, é a identidade oculta de Lelouch Lamperouge, o protagonista da série, que seria um herdeiro do trono que fora exilado após uma espécie de golpe que ocasionou a morte de sua mãe, e que é um estudante da Academia Ashford, a escola de elite aos nobres de Britannia no coração da Área 11. Após obter um certo poder especial – um Geass – e ter acessado às agruras da ocupação, ele capitaneou membros de diferentes facções em uma jornada pessoal para destruir o Império.

Desde então, as ações furtivas são tomadas desde sequestro de Knightmare Frames do Império para usá-los por meio de engenharia reversa até ataques contundentes às instalações imperiais. É possível, sem muitos problemas, considerar cada plano de Zero (que é o Contato Superior nesta estrutura) como uma Sessão Em Chamas, visando acabar com os Pilares do Império de Britannia. Por sua vez, as retaliações imperiais (como o desenvolvimento de novas armas, o acionamento dos Cavaleiros da Távola Redonda – os guardiões imperiais com seus mechas super potentes) são tratadas como Sessões Em Cinzas de Déloyal.

4793016-the_black_knights[1]
A diversa e subversiva Ordem dos Cavaleiros Negros e seu líder Zero.

Todos unidos, mas por diferentes motivos

Um dos pontos importantes para tratar ao levar Code Geass às suas mesas de jogo são os interesses pessoais. Lelouch deseja acabar com Britannia para dar um mundo feliz à Nunally, sua irmã que se tornou cega em virtude de ter testemunhado o assassinato de sua mãe (trauma psicológico). Há quem se una aos Cavaleiros Negros por prestígio, por uma questão nacionalista, para se afirmar, para mostrar que é a melhor engenheira do mundo. Ainda que haja um sentimento de pertença aos irmãos de armas, os Cavaleiros Negros possuem muitos egos conflituosos e interesses em disputa, e isso é tornará as sessões de jogo repletas de drama e profundidade.

6a69ad64b6ba2aad148861adc9cf672c5d56e5592178a54ad98afe9022bb3994_large
Kallen é meio-japonesa, meio-nobre Britânnica. Ela convive em sua dualidade identitária e vê sua mãe se viciar na droga Refrain, permitindo que vivencie um passado glorioso.  Ela precisa , cima de tudo, lutar todos os dias para seguir em frente.

Vida dupla, o cotidiano escolar

Grande parte dos protagonistas é estudante da Academia Ashford. Trata-se de uma escola de elite aos nobres de Britannia, e temos, durante grande parte da série, a vivência dos dramas adolescentes, elemento marcante em animes e mangás. Como sabemos, os Libertadores de Déloyal não estão a todo momento engajados em batalha. Neste sentido, os festivais, as provas, pesquisas em grupo e outros elementos devem fazer parte das sessões de jogo. Inclusive é possível desenvolver amizades com um inimigo no campo de batalha, tornando as coisas mais delicadas. O exemplo emblemático é Suzaku, grande amigo de Lelouch que se alista no exército de Britannia pois acredita que é possível mudar o império “por dentro”, de forma pacífica. Ainda que sejam grandes amigos na escola, Suzaku e Lelouch são rivais no campo de batalha.

jaIpq2Fb6X41NqOE79JuKIrKTfa[1]
O divertido cotidiano escolar. Aqui temos uma festa à fantasia na Academia Ashford.

Os Arquétipos de Déloyal

Como um clichê de animações de mecha, temos grande parte dos protagonistas como pilotos dos Knightmare Frame. Isso é previsível, como trata-se da principal arma para a guerra que se faz presente. Neste sentido, é recomendado que a maioria dos Libertadores possua ao menos d6 enquanto nível de Perícia Condução, com a Minúcia Knightmare Frame. Kallen Statefield é o exemplo de Ás, principal piloto de Frames da Ordem dos Cavaleiros Negros, logo, ela possui mais destaque nesta Perícia.

5d249d4b746170e362c27fe2f8555185[1].jpg
Kallen e seu Frame Guren MK III, que sofrera um upgrade no meio da história do anime.

Zero, o líder da Ordem dos Cavaleiros Negros, possui Brilhantismo como Supra. Uma líder no desenvolvimento de pesquisas seria um Doc; já quem foca em ações de infiltração, seria um Ladino. Uma vez que Code Geass apresenta uma estrutura arquetípica para personagens, não é muito difícil associar os Arquétipos de Déloyal ao que é apresentado no anime.

Combate com Frames

O combate com frames é letal. Caso um humano seja atacado e não houver como se defender, basta ser atingido uma vez para ser morto. Em toda a ficção há muitas mortes e, isso deve ser partilhado com os jogadores antes do início das sessões de jogo. A letalidade é bastante alta, e isso justifica a cautela ante os planos e a necessidade de se estar provido de recursos para aplicá-los. Tal qual um jogo de xadrez, como Lelouch apresenta, o teatro de operações é um campo que se vence estrategicamente, sobretudo.

Em termos de jogo, considere os Marcadores de Equipamento como níveis de vitalidade do Frame que você pilota. Eles possuem os mesmos níveis de Armamento que um ser humano, mas em uma escala própria. Neste sentido, um Frame com uma Arma de Dano 2, confere 2 de Dano a outro Frame, caso haja Sucesso em um CAL Combativo (por exemplo, usando Bravura para descarregar um rifle sobre um inimigo). É importante observar, neste sentido, que Perícias que seriam atribuídas ao piloto (como Bravura para atirar, Violência para efetuar um ataque físico ou Agilidade para dar um salto) se aplicam à Condução de um Frame. O uso de tais Perícias enquanto se pilota se relaciona ao gênero de anime (que considera a pilotagem como uma extensão das habilidades de um piloto). Contudo, ao utilizar Perícias que não sejam Condução para pilotar, não é permitido o uso de Minúcias. Em outros termos, apenas a Minúcia Knightmare Frames, condicionada à Perícia Condução é aplicável em CALs em uma pilotagem.

Caso todos os Marcadores de Equipamentos sejam assinalados, uma vez que eles representam a capacidade de resistência dos Frames, o Libertador deverá efetuar um CAL da Sentença. Aplique os resultados cabíveis do CAL da Sentença nesse lance de dados, que deve representar a real luta pela vida, o flerte com a sorte e um clímax em uma sessão de jogo.

Como sementes para uma campanha, recomenda-se que as primeiras missões da Ordem dos Cavaleiros Negros girem em torno da aquisição de Frames, que haja missões para o saque de peças, armamentos e aprimoramento dos mesmos, e que o Mestre do Jogo enfatize o drama e as agruras da guerra, revelando o terror de um adolescente – por exemplo – ao vitimar letalmente inocentes como consequência de um Problema durante o um CAL voltado à pilotagem de um Frame.

Geass em jogo

O que é um Geass? De forma simples e sem revelar muito do conteúdo da série, um Geass é um poder especial que é conferido a quem faz um acordo, um contrato, com uma espécie de entidade sobrenatural, que faz parte do Culto do Império de Britannia. Trata-se de uma habilidade sobrenatural, um poder especial confere habilidades únicas que desafiam as leis da física e da lógica, porém trazem consequências negativas ao usuário quando usado de forma imprudente.

1295504746[1]
Símbolo do Geass

Os poderes de um Geass, enquanto um contrato (um tanto místico e relativo à ficção científica, que não revelaremos para não apresentar todos os mistérios da animação por aqui), relaciona-se com os desejos de seu futuro usuário. Porém, seu uso faz com que haja a tendência à perda de controle. Toda a manifestação de um Geass é apresentada por meio dos olhos de seu portador, normalmente refletindo o símbolo do Geass (acima).

Em jogo, consideramos apropriado que apenas 1 dos jogadores pode ter acesso ao Geass, que é tratado como uma Vantagem em Déloyal. É mais interessante ainda que ele se revele durante a campanha, sendo a entidade responsável pelo contrato, alguém que aparece em uma situação de risco, oferecendo o Geass como um recurso para sair com vida dali, tal qual C.C. faz com Lelouch no início da série.

20229132_1987130461516193_6280708380395960751_n.jpg
Jogo rolando na Área 11!

Ao criar um Geass, o Mestre de Jogo deve tratar sempre uma possível consequência negativa de seu uso, e sugerimos que o faça condicionando ao Dado da Sentença, uma vez que há um flerte claro com a sorte e o destino do personagem.

Por exemplo, o Geass Poder do Rei do Lelouch pode ser considerado uma Vantagem de uso Único em apenas uma pessoa, sendo necessário contato visual com a mesma. Em termos de jogo, esta Vantagem concede sucesso automático (como queimar Vantagem) em um CAL de Brilhantismo, sendo dada uma ordem irrefutável ao alvo. Após o uso do Geass, o portador deve fazer um CAL da Sentença. Com uma Falha ou Problema, o Dado da Sentença cai 1 Passo, representando a perda de controle ante o Geass. Caso o Dado da Sentença já esteja em d4 e o Geass seja utilizado, seu portador perde o controle da personagem, o que representaria um possível acesso às imagens relacionadas ao Culto e a ao elemento místico em torno do poderio de Britannia.

Lelouch's_Evolved_Geass[1].png
Lelouch, o protagonista da série, utilizando o Geass evoluído, em uma cena dramática.

Cânone em jogo

Elementos delicados em uma adaptação de uma obra é: a história do anime seria jogada? Teríamos as personagens da série? É importante discutir com os jogadores como isso será tratado. Nós mesmos apresentaremos aqui algumas fichas de personagens de Code Geass apenas como base, mas vocês podem adequá-las às suas necessidades, ou ainda criar uma história completamente distinta. E se Lelouch tivesse morrido no primeiro episódio da série? Ou ainda, porque jogar na Academia Ashford? Tomem essa adaptação como uma base, uma diretriz para criarem o seu próprio Guia de Campanha de Code Geass e lutem pela Liberdade!

tumblr_static_code-geass-r[1].jpg
Prepare-se para sessões Em Chamas!
Ah, nós falamos que haveria fichas de personagem, não é mesmo? Basta baixá-las neste link.