Agentes do Acaso

Regras e mecânicas de Agentes do Acaso

– por JORGE VALPAÇOS

Agentes do Acaso é um jogo sobre a intervenção no destino da humanidade por anjos, demônios e fadas que trabalham numa empresa distópica sob a gestão tirânica das Ordens Superiores. Trabalhar na Corporação Firmamento é péssimo, mas, contraditoriamente, você vai encontrar o respiro de vida que precisa ao visitar a Terra… trabalhando!

O contrato de serviço 

Tudo começa com o contrato de serviço, quando as regras e valores da Firma serão apresentados à sua existência fantástica (você pode jogar com uma fada, anjo ou demônio). Prepare-se para encarar os principais jargões do mundo corporativo. Mas você é flexível e com certeza vai se adaptar!

Não pense que assinar o Contrato é apenas um detalhe. Além de também possuir o acordo social entre quem joga, com ferramentas de segurança, por exemplo, ele será a base para a avaliação que chefia fará do na fase de desfecho do jogo.

As 3 fases do jogo

No escritório você cria sua agente, monta o time de colaboradores e se envolve com uma situação do escritório, um drama tragicômico de um colega de trabalho. 

Além disso, é aqui que você vai receber sua ordem de serviço, a sua missão na terra, e lerá as comunicações circulares que estipulam como você terá de agir. Pense em regras situacionais, por exemplo.

A segunda fase é o serviço e é lá que as coisas acontecem. Você vai começar calculando a reserva de acasos, uma pontuação que deve ser esgotada pro jogo acabar. Ela funciona como uma ampulheta do jogo.

Cada vez que você tiver uma chance pra mexer no destino de seu alvo no serviço, você vai fazer uma jogada que reduz em 1 ponto o número total de acasos. Quando ele chegar a 0, começa a fase do desfecho.

O desfecho é a última fase de Agentes do Acaso. É quando você volta para a Firma e a chefia vai avaliar o desempenho de sua equipe e o seu, individualmente. Tudo o que rolou na fase do serviço vai ser levado em conta. 

Por fim, depois de saber se você tomou uma advertência, foi promovido, rebaixado ou demitido, é hora de aplicar as mudanças. Pois é, você pode mudar as coisas, e não ficar apenas cumprindo ordens. Mas tudo tem seu preço…

Você pode intervir e resolver a situação do escritório que você lidou no início da partida, mudar as regras da Firma e a própria relação com o destino da humanidade. Então prepare-se para um jogar!

Trunfos

Ao criar agentes do acaso, saiba que você jogará com alguém com trunfos (poderes mágicos). E cada existência fantástica possui dois tipos: anjos têm bênçãos e milagres, demônios possuem maldições e tentações, e fadas manifestam encantamentos e transformações.

Você pode criar uma personagem com uma única existência ou mesclar duas. Por exemplo, , um agente que acompanha a sua leitura do livro comentando os detalhes do jogo, é um agente do acaso meio fada e meio anjo.

Todas as vezes que sua agente topar com um acaso, uma situação incomum para a pessoa que você terá de manipular o destino, você terá de fazer uma jogada de trunfo para corrigir ou orientar a trama da existência

Para tanto, você escolhe qual o tipo de trunfo que usará e lança um dado comum. É aqui que as coisas mudam em relação a outros jogos. Agentes do Acaso não possui o conceito de “falha” em uma jogada. 

O dado lançado na jogada de trunfo indica qual o trunfo você usou. Sim, você não tem o controle completo de suas ações. Afinal, este é um jogo sobre destino e livre arbítrio, não é mesmo?

O desafio aqui é não ter ciência do que pode ocorrer e até mesmo do que a personagem fará e construir uma narrativa sobre isso. Já pensou em um tipo de jogo assim?

Reservas

Além dos trunfos, um agente do acaso também possui as seguintes reservas: energia (força vital), contatos (relações na Terra), recursos (itens que ajudam no serviço) e sorte.

Você pode gastar os pontos das reservas para modificar os resultados dos dados, dando algum controle sobre suas jogadas. Mas a Firma não vai gostar disso e vai penalizar quem mexer muito no próprio destino…

Jogadas de enredo 

Uma agente do acaso não pode intervir em qualquer lugar, a qualquer momento. Ela só pode usar seus trunfos para manipular o destino ao lidar com os acasos

Mas o que fazer para que essas brechas no destino se abram? É aí que as jogadas de enredo entram em jogo.

Jogadas de enredo partem de uma especulação sobre uma situação que a pessoa que você lida na Terra está passando. Basta assumir o ponto de vista de sua personagem e fazer uma pergunta.

Será que a Cinderella está com pouco trabalho hoje? O bebê que engatinha pela rodovia está usando uma roupa com cores chamativas? Pense que sim é a melhor resposta e não a pior, e então lance um dado.

O resultado da jogada de enredo é mais do que um oráculo que alimenta a história. Ele desencadeia eventos como acasos, geram nuances na história e até podem esgotar a reserva de acasos, abreviando o serviço.

Tal qual uma jogada de trunfo, uma jogada de enredo vai te desafiar a não deixar a peteca cair e continuar a jogar a história. Agentes do Acaso é um ótimo jogo pra estimular sua criatividade e para jogar com amigos!

Saiba mais

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