Sem categoria

Sintomas do Universo: conspirações em múltiplas realidades

– por JORGE VALPAÇOS

Sintomas do Universo é um jogo de fácil aprendizagem que te transporta a 222 realidades sustentadas por conspirações, ficções e narrativas. Faça parte da Rede que investiga os mistérios do mundo. Desperte sua Consciência e seja o próprio autor de sua própria história!

16. sintomas
Clique aqui para adquirir o seu RPG!

Sobre o jogo

Imagine você em sua vida comum. Rotina, trabalho, estudo. Agora pense que você passou a presenciar eventos que desvelam pouco a pouco uma rede de mentiras, na qual políticos, líderes de conspirações e militares se associam para manter o status quo. Antes de você se dar conta, já faz parte da Rede, um grupo de pessoas como você, que se auxilia para sobreviver, já que vocês serão os alvos dos Associados.

Essa é a base de Sintomas do Universo, um jogo sobre um quadrinho homônimo do coletivo Capa Comics. Fique ligado pois vamos apresentar vários detalhes de mais esse lançamento Lampião Game Studio.

O quadrinho

O quadrinho Sintomas do Universo, acessível gratuitamente no site da Capa Comics, é a base do cenário e dos conceitos centrais do jogo. O roteiro de João Carpalhau e as artes de Cristiano Ludgério (que também ilustra o RPG), e todo coletivo Capa Comics conduzem o leitor a histórias intensas e repletas de reviravoltas, onde você é convidado a refletir sobre todas as manipulações que podem estar sendo orquestradas ao lado de uma suposta “normalidade”.

01.png
As artes desta postagem são de Cristiano Ludgério. Algumas delas são do quadrinho de Sintomas do Universo: Um mundo sem heróis e outras estão ainda em processo de desenvolvimento das ilustrações de Sintomas do Universo RPG.

Uma obra periférica

Sintomas do Universo se posiciona como jogo e quadrinho suburbano, periférico e independente. A proposta não era “inventar a roda”, mas ter liberdade para falar outras coisas, assuntos incomuns em jogos narrativos, mas ainda assim com um sistema de regras simples e acessível, tal qual o próprio manual do jogo.

Seria possível um mundo sem heróis para o universo das hqs? Qual o papel da mídia e do público dentro e fora das publicações? Ousar e pensar diferente são aspectos valorizados, ou não estão sendo sequestrados pelo consumo? Carpalhau joga aberto acerca destas questões no quadrinho, e você vai ter questionamentos assim também durante o jogo. Vocês vão notar que tudo isso faz parte do jogo.

você
Você mesmo, em sua casa, pode estar recebendo os Sintomas. Você consegue os enxergar?

Mecânicas e metalinguagem

O RPG teve claros desafios: um jogo sobre conspirações em realidades ficcionais diversas, que tinha de ser acessível como o quadrinho, portando conceitos novos e tratando da metalinguagem lúdica. Tinha de torná-lo acessível. A redação está clara, objetiva, em tópicos curtos e há exemplos de aplicação de todas as regras do jogo. O desafio estava posto: SdU tinha de ser um bom jogo para iniciantes, falar a linguagem da galera que lia quadrinhos e outras expressões artísticas da periferia, e brincar com o ato de jogar.

Um jogo dentro do jogo.jpg
Um jogo dentro do jogo?

Daí que optei por ter apenas 1 dado como elemento aleatório ao jogo. Sim, um dado comum, apenas 1 dado de 6 faces. Na ficha de personagem você vai encontrar perícias, e há um certo diálogo com jogos tradicionais, mas como elas funcionam e como suas reservas e apostas mudam um tanto a perspectiva de jogo, é algo que vocês só descobrirão jogando.

SdU RPG tinha de dialogar com jogos da tradição dos RPGs,
como SdU fala com quadrinhos, mas fala também sobre jogos.

E sobre esse jogar com os jogos tinha de explorar a metalinguagem. Por isso que teremos uma característica chamada Consciência. Seu personagem vai ganhando Consciência e não os tradicionais pontos de experiência. Dentro do jogo, isso gera drama, já que representa que o personagem se descobre enquanto uma peça de ficção. Ao mesmo tempo que o vazio existencial o nutre, amplia seus horizontes e permite intervir sobre sobre a realidade, afetando a si mesmo ou até o seu redor. Seria a Consciência algo que representa a evolução dentro do jogo? Quais os revezes possíveis? Descubra jogando!

Consciência.png
Muitas são as formas de expandir sua Consciência.

Uns podem chamar isso de magia, ou de algo absurdo. Cuidado com quem diz isso, ficar preso aos limites que são impostos é exatamente o que os Associados desejam.

Nesse sentido, mesmo sendo um RPG com desenho clássico, vamos ter disputas narrativas com a Consciência mediando as condições de vantagem o que desvantagem. Será que você realmente vai querer saber como as coisas no mundo funcionam ou prefere viver na felicidade e na ignorância?

O que é bacana é que a Consciência não tem verniz elitista. Como a perspectiva é que periférica, não são os livros exclusivamente que conferem Consciência à personagem. E sim sua vivência, seu lugar, sua ação no mundo. Tem de experenciar pra “saber qual é”, tal qual um jogo, que se dá no ato de jogar.

Conspirações em Multiversos

Campanhas militares? Cenários históricos? Fantasia Medieval? Alienígenas dimensionais? Poderes Cósmicos? Qualquer cenário pode abrigar as histórias de Sintomas do Universo, contanto que haja uma trama de mentiras sustentada por um grupo que deseja manter a Ordem, receando do poder criativo do Caos.

Mas são os universos ficcionais dos quadrinhos nacionais que fornecem mais Sintomas do Universo às personagens, uma vez que seus autores lidam com todos os entraves e conspirações para que possam criar. É isso mesmo, o vazamento criativo entre autores e suas obras e entre os jogadores e os personagens do RPG entram em jogo aqui. E sim, os personagens possuem mecânicas para quebrar a quarta parede e falar com os jogadores e com o narrador, que desempenha o papel de um narrador de quadrinhos!

Isso ocorre pois, ao mesmo tempo que seu personagem descobre as tramas e intrigas dos Associados, também descobre que ele mesmo é parte de um Universo ficcional, dado por meio dos Sintomas, pistas sobre o vazamento da criatividade do autor. Dotados das fagulhas da Consciência, eles tomarão o papel de não apenas figurantes, mas autores de suas próprias histórias. Eles podem se aliar aos Associados, lutar com a Rede, rumar suas próprias vidas ou até migrar para outras realidades ficcionais, por meio dos efeitos caóticos da substância Vrill 137, ou mesmo pelo Tardígrado, o avançado veículo dimensional.

tardígrado
Você está pronto?

Então prepare-se para embarcar em Sintomas do Universo! Clique aqui para adquirir o seu RPG!

2 comentários em “Sintomas do Universo: conspirações em múltiplas realidades”

Deixe um comentário