Lendas virtuais e creepy pastas em Arquivos Paranormais e Pesadelos Terríveis

Era mais um dia comum no grupo do Lampião Game Studio. Então, recebemos uma mensagem de um dos jogadores perguntando se os boatos em torno da boneca Momo poderiam ser utilizados nos jogos do Lampião. É uma questão delicada em diferentes camadas, mas vale bater um papo sobre isso. Vamos nessa?

a-momo-original-1552945027135_v2_450x450.png
Tudo começou com com essa escultura.

1. Advertência inicial
Antes de mais nada, é importante ter ciência do boato sobre a boneca, que não há nada sobrenatural e que há uma estrutura de disseminação de boatos que foi catapultada pela mídia recentemente. Vale divulgar aos jogadores que o jogo apenas utilizou a inspiração de creepypastas, chamadas de “lendas digitais”, por vezes. E também vale comentar que é importante agir com responsabilidade para não disseminar boatos. Saiba mais sobre a boneca Momo e toda a história em torno da mesma por meio deste link.

2. Sugestões para aplicação
É claro que há várias possibilidades para utilizar o que se criou em torno de Momo em RPGs, e não é a nossa intenção esgotar o tema. A questão é: como trabalhar criticamente com isso, sem perder a potência lúdica. Aqui vão algumas ideias. Confira abaixo.

img5bc368579599a0.03973599
Prontos para jogar com as lendas virtuais?

2.1. Arquivos Paranormais
Semente: Uma boneca supostamente está controlando crianças por meio de vídeos postados em uma plataforma segura. Porém, quando os vídeos são analisados, não há qualquer resquício de tal boneca nos vídeos. É hora da Agência enviar os seus operativos para lidar com este fenômeno insólito!

A Verdade: Não há nada sobrenatural na boneca, mas sim nos efeitos que ela gera para um grupo específico de pessoas. Há cultistas que usam o boato, editam vídeos e os repassam por aplicativos de mensagem. O objetivo deles é usar a mídia (que não sabe lidar com a circulação de boatos) para aumentar os sacrifícios feitos quase que espontaneamente, ficando eles por trás dos panos apenas ocupados com um ritual verdadeiramente macabro.

O Caso: As Minúcias do Caso devem girar em torno da busca dos cultistas (crie os objetivos do culto, associando ao Mistério de sua Série), enquanto se bloqueia a disseminação dos boatos. Neste sentido, as minúcias funcionam como um típico relógio narrativo. Não as cumprindo, os Desfechos Falha e Problema da Consulta à Solução do Caso resultam com os cultistas conseguindo atingir o seu objetivo, que poderia ser a conjuração de um demônio real, como a verdadeira entidade sobrenatural Momo! Nesta reviravolta, temos algo interessante, uma vez que inicialmente a escultura não possuía nada de mais, mas o medo e a ausência de sensibilidade na tratativa dos boatos foi parte do ritual e conjuração. Será que os investigadores conseguirão compreender o que está acontecendo a tempo ou vão abandonar o caso quando descobrirem que não há nada insólito (inicialmente) em torno da boataria?

Uma adição: Iuri Martins, um dos entusiastas do Lampião, sugeriu: “se for por essa pegada, pode até usar a lenda do tulpa, que é uma entidade que manifesta aquilo que as pessoas acreditam, ou seja, os cultistas disseminam a existência dela e devido à quantidade de pessoas acreditando nela, o tulpa manifesta a existência dela, com o comportamento, fraquezas e poderes que se acredita que ela tenha. Tem um episódio ou dois de Supernatural com essa lenda.

AP - Capa
Acesse agora a página exclusiva de Arquivos Paranormais!

2.2. Pesadelos Terríveis/Lições do Medo
Sinopse:
Crianças estão tendo pesadelos com uma boneca monstruosa. Neste pesadelos ela as perseguem, fazendo com que as mesmas relembrem de seus traumas e sejam agredidas.

A estrutura: Todos jogam com crianças neste Conto de Terror. A boneca é apenas a manifestação dos medos das crianças. O Narrador deve alternar as cenas com enquadramento ativo entre os dois mundos, fazendo cortes bruscos entre as cenas, representando a confusão mental das crianças. A experiência fugir será predominante, porém é importante reverter as expectativas aqui: são as cenas no nosso mundo com maior Risco, as do Mundo dos Pesadelos servem apenas para desestabilizar psicologicamente os sonhadores. As cenas que seriam consideradas sem risco, como as conversas com amigos e com pais, são potencialmente as mais perigosas.

Pesadelos
Confira a página exclusiva de Pesadelos Terríveis.

E então, curtiram? Que tal levar Momo e outras lendas virtuais para suas mesas de jogo. Nos diga como foi, comente e mantenha a chama acesa do Lampião!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s