O Grande Despertar

– por JORGE VALPAÇOS

Uma das coisas mais legais é interação com a comunidade que curte os jogos de RPG do Lampião Game Studio. Não é raro termos papos bacanas, sugestões e piadas em nosso grupo de discussões. E com o lançamento de Arquivos Paranormais, não tardou para que ótimas ideias começassem a surgir. Daniel Camara, fez uma postagem incrível sobre Arquivos Paranormais.

capa.png

Mas o que é exatamente isto? Nesta espécie de mapa temos inúmeras ideias, várias possibilidades para Sementes de Casos de Arquivos Paranormais. E o projeto Great Awakening existe e sustenta um portal responsável pela criação deste mapa.

Ok, e como isso entra em jogo?

De cara pensei em dividir o mapa em alta resolução como algum extra para suas partidas de Arquivos Paranormais, como uma Pista encontrada. Mas acho que dá para ir além, afinal, a cabeça de quem cria jogos já fervilha ao ver algo tão rico como este mapa. Então pensei: Que tal pensar neste mapa como uma estrutura, como uma ferramenta para que o Diretor crie os Casos? Então comecei a desenvolver um método simples e intuitivo para isso. Testei algumas vezes e, após ajustar alguns pontos, ele está pronto!

Então para usar o mapa do Grande Despertar, você precisa baixá-lo em alta resolução e o imprimir em uma folha de papel. Ou ainda, e aí acho algo super interessante, você pode pegar uma folha em branco e começar a elencar boatos, excertos de creepy pastas, algumas informações da SCP Foundation (que merece uma postagem própria, aliás) e os dispor aleatoriamente, ou ainda criar algumas setas conectando estes elementos. Após isso, siga os passos abaixo.

1. Requisitos: Você precisa de 1d4, alguns d6s e 1d8, além do mapa impresso.

2. Semente: Jogue 1d8 sobre o mapa e observe onde este dado cairá, que indicará a manifestação do Fenômeno. O resultado indicará como o Fenômeno se manifestou: 1. assassinato(s) sem solução; 2. boatos crescentes nas redes sociais; 3. algum amigo ou familiar de um dos Investigadores presenciou o Fenômeno e está afetado por isto; 4. uma nova seita se disseminando com fervor; 5. veículos de mídia encontrando algo muito peculiar; 6. testemunho de algum dos Investigadores acerca do Fenômeno; 7. missão direta, sigilosa e sem testemunhas passadas por meio de relatório pela Direção da Agência; 8. o fenômeno se manifesta abertamente, causando caos coletivo.

3. Objetivo primário:
Jogue 1d4 sobre o mapa e observe onde este dado cairá. Aquele elemento fará parte da missão dos Investigadores. O resultado indicará o objetivo primário da Divisão no Caso, algo que será passado pela Direção da Agência antes da fase de Planejamento da partida: 1. proteção; 2. destruição; 3. resgate; 4. descoberta. Anote isto.

4. Objetivos secundários:
Este é um passo opcional, cabe ao Diretor do jogo inseri-lo ou não. Basta repetir o passo 3. Não se esqueça de manter a coerência com a Semente do Caso e com o objetivo primário.

5. Pistas e Minúcias:  
Jogue 1d6 sobre o mapa e observe onde este dado cairá. Aquele elemento se relaciona a uma Pista do Caso, e o resultado indica o número de Minúcias atreladas a ela que serão necessárias. Repita o processo até que o número de Minúcias  de Caso seja cumprida, de acordo com o número de jogadores. Se houver alguma seta apontando para outros elementos, os concatene em seu Caso se assim desejar.

6. Conclua a construção do Caso com a Verdade, seguindo as orientações presentes em Arquivos Paranormais. E bom jogo!

Um exemplo completo

Vamos nessa! Começando pelo passo 1, tenho em mãos o mapa impresso e os dados. Planejando um Caso para 4 Investigadores, temos 7 Minúcias. Agora é a hora da Semente, então jogo o d8 sobre o mapa, ele caiu em Sound Healing, resultando em 3. algum amigo ou familiar de um dos Investigadores presenciou o Fenômeno e está afetado por isto. Hum… isso pode ser muito bom, já que posso trabalhar com a camada pessoal, uma das 3 camadas que estrutura Arquivos Paranormais. Que tal alguém que propõe uma nova cura, algo meio transcendental? Pode ser uma boa ideia, mas antes de concluir a Semente, quero saber qual será o objetivo primário.

Jogo o d4 sobre o mapa, que cai em Portal System, resultando em 1. proteção. Ok, como base da missão temos a proteção de um sistema de transporte paranormal. Que tal se a Agência tiver informações que ligam o criador do novo Sistema de Cura por Ondas Sonoras com as pesquisas do Sistema Portal? Já sei! A Divisão de processamento de dados analisou as frequências utilizadas pelo Sistema de Cura por Ondas Sonoras e são as mesmas utilizadas pelo Sistema Portal, que era guardado pela Agência. Provavelmente quem está por trás de tudo seja um ex-membro da Agência, até. Parece interessante.

Que tal um objetivo secundário? Jogo novamente o d4, e o dado cai em Blue Avians, resultando em 1. proteção. Já sei! O Sistema Portal é uma tecnologia alienígena antiga, e a Agência o protege em uma cooperação com os Blue Avians. Deixar que outras espécies dominem e divulguem o Sistema Portal os colocará em risco. Este é um Caso com dimensões intergaláticas!

Hora das minúcias. Jogo 1d6, e ele cai em BRICS Alliance, o que me fez gargalhar por quase meia hora. Ok, a Pista será: Há laboratórios espalhados pelos BRICS, que estão efetuando testes do Sistema na população. O dado cai em 4, então indico como Pista a presença de laboratórios para o desenvolvimento tecnológico relacionada aos BRICS. Então crio uma Minúcia para a investigação na Rússia, uma para Índia, uma para a China e uma para a África do Sul. Mas quais as condições para a investigação para cada laboratório? Eu deixo esse ponto em aberto. A minúcia se relaciona a investigar em cada um dos 4 laboratórios, mas onde eles estão e como eles farão para entrar, será a mesa de jogo que dirá, um dos pontos altos em Arquivos Paranormais, pois não há apenas uma forma de solucionar uma Minúcia do Caso. Ah! E não temos um laboratório no Brasil, apenas a área de testes para o Sistema de Cura por Ondas. Sabe como é, dada a conjuntura, o Brasil decidiu ser assumidamente um exportador de commodities e impossibilitou qualquer desenvolvimento de pesquisas por aqui. É, acho que este cenário ficcional, como posso dizer, interessante, não é mesmo?

Já tenho 4 Minúcias do Caso criadas. Então jogo novamente 1d6 e ele cai em Jump Gate to Mars, tendo o dado resultado em 5. Primeiro penso na Pista, e concluo que A base de operações de quem desenvolve o Sistema Portal está em Marte. Como preciso de 7 Minúcias do Caso, descarto 2, tendo de criar 3. A primeira Minúcia que eu crio se refere a reunir os indícios dos laboratórios e identificar a fonte, por meio dos laboratórios da Agência. A segunda se relaciona a utilizar a sala de salto para Marte (?!?!?!) que a Agência possui. Aqui cabe bem uma Consulta ao Prestígio da Divisão, não é mesmo?. A terceira é neutralizar os alienígenas Gushmanr (o nome foi inventado por mim, ou é isso que eu quero que você acredite, hehehe) que lá estão coordenando este desenvolvimento tecnológico. Provavelmente teremos um confronto final com os Gushmanr, e a dificuldade desse conflito será alta se os jogadores me passarem pontos de Complicações com Falhas e Problemas em suas Consultas.

E, por fim, temos como a Verdade do Caso, um grupo e alienígenas que são antigos rivais dos Blue Avians que tenta desenvolver a tecnologia do Sistema Portal para encontrá-los no espaço e aniquilá-los. Eles estão testando a tecnologia aplicando “curas” em humanos, uma vez que as células danificadas ou até mesmo cancerígenas são transportadas para outra dimensão durante o processo de cura. Sabendo disso, penso nas Resoluções & Consequências da Consulta à Solução do Caso. Em uma Falha os Gushmanr já tinham transferido para outra base, e o Sistema Portal seguirá sendo desenvolvido. Agora a Agência precisa ir atrás deles! Em um Problema, a tecnologia é protegida, porém os Blue Avians passam a conviver na Terra diretamente, pois consideram o único lugar seguro no espaço para sobreviver. E com isso, a Agência terá novas atribuições. Um Sucesso indica a neutralização do problema e a manutenção do Sistema Portal seguro. Já um Crítico indica que além da manutenção da segurança dos Blue Avians e a neutralização dos Gushmanr, a Agência conseguiu analisar o Sistema de Cura por Ondas Sonoras, e o manterá ativo, auxiliando a medicina a curar inúmeras doenças.

Mas, para onde estas células doentias serão enviadas? Será que estas células não se reagruparão em uma dimensão paralela e se revelarão uma futura ameaça? Que tal esse trunfo para o Diretor utilizar no desenvolvimento da Série? Você sabe: a verdade está na Agência!

Mas você ainda não tem o seu manual?

Arquivos Paranormais é um jogo sobre investigação de casos insólitos. Você e seus amigos farão parte de uma Agência que lidará com diferentes Fenômenos Paranormais, desde fantasmas alucinantes até mesmo alienígenas em fuga. Movido pelo Sistema L’Aventure, este RPG é um lançamento Lampião Game Studio & Avec Editora, de autoria de Jorge Valpaços, com ilustrações de Lucas Marques e diagramação e projeto gráfico por Bruno Prosaiko.

Adquira agora Arquivos Paranormais e as Pistas, pois a Verdade está na Agência!

Clique aqui para comprar o seu jogo na Avec Store.
Clique aqui para comprar o seu jogo na Amazon.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s