As Perícias de Arquivos Paranormais

– por JORGE VALPAÇOS

Arquivos Paranormais é um jogo que te coloca no papel de membros de uma Agência que investiga Fenômenos sobrenaturais em um dado contexto. Enquanto Investigador você é operativo, alguém que sabe (ou pelo menos ele acredita que sabe) o que está fazendo. A sociedade pode conhecer os Fenômenos, como em cenários onde o sobrenatural é evidente, ou mesmo não ter ideia de sua existência. Mas uma coisa é certa, você e seus colegas de Divisão têm a missão de manter as coisas em ordem, por meio da solução de um Caso que fraturou a rotina do cenário. Mas como isso acontece?

Como seu Investigador age?

Apresentando as Perícias

Todos os Investigadores possuem certa proficiência em 9 áreas de ação: Buscar, Combater, Interagir, Intuir, Manipular, Mover, Ocultar, Operar e Perceber. É por meio de sua competência variada nessas capacidades que a Agência qualifica sua personagem no jogo. E isso é facilmente observado no seu Registro de Unidade Investigativa Individual (RUIP), a ficha de personagem de Arquivos Paranormais. Essa planilha funciona como um registro de seu Investigador na Agência. Ali está o seu “resumo operacional” para a instituição que você trabalha, e é por isso que as Perícias são tão focadas em capacidades investigativas, ou seja, o foco do jogo reside na aquisição e no tratamento das Pistas para solucionar os Casos.

É justamente por isso que há apenas uma Perícia que cobre lutas e resoluções violentas de conflitos. Um Investigador não é graduado em uma Agência por sua eficiência ao derrotar inimigos, mas por sua capacidade de resolver Mistérios. Mas isso não significa que saber Combater não seja algo útil para o Investigador, e é por isso que há uma Perícia dedicada a isto.

bungou-stray-dogs-9.jpg
Os Investigadores de Bungou Stray Dogs precisam de Perícias bem variadas para lidar com a Máfia do Porto…

Por outro lado, temos um maior refinamento quando tratamos de ações focadas na investigação. Você está lidando com pessoas para pegar Pistas? Deseja Obter Indícios ao Manipular seus contatos ou ao Interagir com as testemunhas? Ao farejar um suspeito, desejará Perceber seu modus operandi ou se focará em Intuir qual será o seu próximo passo? Após furtar uma pequena evidência na cena do crime, você buscará se Mover rapidamente para não se visto ou vai Ocultar a evidência para sair tranquilamente? Após colher algumas Pistas, ao ter um esboço sobre o que está acontecendo, você vai Buscar um legista confiável para analisar os vestígios que encontrou ou você mesmo retornará aos laboratórios da Agência para Operar os instrumentos forenses a fim de Obter mais Indícios, afinal, é melhor envolver menos pessoas no Caso?

Estas são apenas algumas opções de ação aos Investigadores por meio de suas Perícias, e observe que a escolha destes verbos gera um estilo de história específica. Ao mobilizar estes conceitos, a conversa que molda as partidas de Arquivos Paranormais se foca em um estilo de narrativa voltada à investigação. Mas você notou que Perícias são verbos? Vamos falar um pouco mais sobre isso.

Pensando fora da caixa: os verbos enquanto Perícias

Um dos grandes truques de Investigadores em filmes, livros, animações ou seriados é o uso criativo de suas capacidades. Quantas vezes não nos empolgamos quando uma agente especial tira um trunfo da manga e quebra nossas expectativas, mostrando-se mais versátil que parecia há páginas atrás? Há várias mecânicas para isso acontecer em Arquivos Paranormais, e a escolha de design ao tratar as Perícias como verbos é de tratá-las de uma forma mais aberta e abrangente que em um escopo fechado e amarrado a apenas uma interpretação.

Dresden_Shot-2839.jpg
Ok, eu realmente gosto de Dresden Files… XD

Isso significa que os jogadores são incentivados a usar suas Perícias de uma forma criativa, mostrando que estes verbos conferem a eles uma capacidade de intervenção narrativa maior que em jogos tradicionais. Por exemplo, Ocultar a verdade de um policial para tirá-lo de seu pé, ler suas expressões para saber como respondê-lo ao Intuir acerca de seu comportamento corporal ou mesmo ao Manipular a conversa para que ele caia em contradição. Chegar a uma Cena importante pode ser feito ao Operar o seu automóvel ou ao se Mover até a localidade. É você que “brincará com os verbos” para solucionar os conflitos que aparecerão, e isso será bem interessante. Logo, Arquivos Paranormais também é um jogo que desafia a criatividade dos jogadores, fazendo com que soluções incomuns e alternativas a uma simples jogada de dados sejam recompensadas. E falando em jogar os dados, vamos falar das Perícias em relação ao sistema de jogo.

Para usar equipamentos, um Investigador deve ter uma boa Perícia Operar.

Consultas às Perícias

Um Investigador possui diferentes dados atribuídos às Perícias (d4, d6, d8, d10 e ď12), que funcionam como graduações. Todas as vezes que você fizer uma Tarefa Narrativamente Significativa (TNS), ou seja, quando estiver imerso na investigação e se houver uma Pista por perto, você fará uma Consulta à Perícia adequada àquela ação. Isso significa que os dados não vão ser jogados a todo momento, apenas quando algo importante estiver rolando, que no caso de Arquivos Paranormais, é a investigação sobrenatural.

É o Sistema L’Aventure, já conhecido em Déloyal que move o jogo, e apresenta 4 Resoluções & Consequências para uma Consulta: Falha (1-3), Problema (4-6), Sucesso (7-9) e Crítico (10+).

Mas as coisas ficam um pouco diferentes em Arquivos Paranormais. Os resultados dos dados vão dizer mais do que se houve sucessos ou fracassos. De acordo com o sistema, uma Consulta pode fazer com que seu Investigador Obtenha um Indício, te botando na trilha de uma Pista ou Remova uma Complicação Imediata, abrindo caminho em meio a um obstáculo. Por outro lado, o Diretor pode Trazer uma Complicação à Cena ou reservar um Marcador de Complicação, para deixar o Caso mais complicado no futuro.

Uma Agência infantil pode gerar ótimas histórias de uma turminha que lida com fantasmas, fadas e toda sorte de seres sobrenaturais!

Em outras palavras, cada teste joga um pouco mais de mistério e suspense na narrativa. Os jogadores sabem que vão precisar fazer Consultas para conseguirem o que querem, mas isso pode tornar as coisas mais complicadas. E é claro que você vai querer seguir em frente, afinal, há um Caso a ser solucionado!

Siga as Pistas!

Você encontra mais sobre Arquivos Paranormais na nossa página exclusiva aqui no blog do Lampião. Há também um álbum com várias referências para jogar e também uma lista de reprodução de vídeos dedicada ao jogo. E é claro que tudo isso será mantido por meio do suporte contínuo aos jogos que você já conhece como uma das marcas do Lampião Game Studio.

E então, estão prontos para Arquivos Paranormais?

Anúncios

Um comentário em “As Perícias de Arquivos Paranormais”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s