Conheça Sete Pecados

– por JORGE VALPAÇOS

Medo. O Medo é o combustível para as partidas de Pesadelos Terríveis. Por meio dos Medos Primordiais o cenário é criado, abraçando o Seu Medo nós temos não apenas o limiar para o mergulho no Mundo dos Pesadelos, mas também para a criação dos Poderes dos Sonhadores. E não podemos nos esquecer que os Medos alimentam os Pesadelos.

Mas histórias de terror psicológico podem se desenrolar sobre outro eixo. E talvez nada seja mais rascante ao viver de uma personagem que o peso da Culpa.

Culpa_fotolia_110177152_subscription_L.jpg

E é justamente sobre a Culpa que Sete Pecados, um guia de campanha completo para Pesadelos Terríveis, se desenvolve.

O processo criativo

Tudo começou quando Luis Oliveira enviou uma mensagem para mim dizendo que “tinha uma ideia doidona para uma adaptação para Pesadelos Terríveis“. Ele já sabia que curtia a temática então foi um mega convite para fazer algo legal em conjunto. Vocês sabem como eu sou, né? Fiquei pilhado e mergulhei na leitura das ideias iniciais. Daí, o Luis tinha dúvidas em um ponto, eu criava uma nova mecânica em outro e quando vimos estávamos desenvolvendo a 4 mãos mais um suplemento para o jogo.

A ideia inicial lidava com Pecados cometidos, mas tínhamos como desafio fazer algo que não se relacionaria com uma ou outra religião, mas sim com travas morais que nos colocamos. Qual seria o limite era o ponto de tensão narrativa.

lucifer-2.jpg
Sempre há alguém disposto a te ajudar.

Então, no lugar de Seu Medo, temos agora o Seu Pecado, algo que corrompe o protagonista a ponto de fazer um pacto… com um demônio. E Sete Pecados fala de lutas e barganha com demônios, inclusive com seu demônio interior.

Um novo posicionamento na ficção

Não temos mais Sonhadores, porém tratantes, negociadores com as forças que permitem você nutrir o Seu Pecado, ainda que isso aumente a sua culpa (representada pelos Traumas Psicológicos). Estes Maculados (dialogando com um arquétipo de Sombras Urbanas) não são puramente vítimas ou perseguidas por Pesadelos.

Por aqui, os Maculados lidam com demônios, recebem Poderes e precisam trabalhar para eles para não terem se lamuriar. Cada dia fora do jogo entre prazer e risco para aplacar Seus Pecados aumenta a Culpa, gera Traumas Psicológicos e pode fazer o personagem perder o controle, entrando em um espiral autodestrutivo.

timthumb
Descer numa masmorra não será como em outros jogos…

E aqui não temos o Mundo dos Pesadelos, mas círculos infernais que materializam toda toda a Culpa do entorno, sendo um ambiente hostil e bizarro. Entrar voluntariamente ali é algo bem arriacado, por sinal.

Novos dramas pessoais

Se em Pesadelos Terríveis estava claro que não é um jogo sobre heróis ou boas condutas apenas, Sete Pecados é um jogo sobre vilania. Para manter Seus Pecados alimentados, os Maculados devem corromper mas e mais almas , administrando Sua Culpa.

pecado
Você está preso aos Pecados. Mas quer sair dessa? Tem certeza?

É um jogo tenso, você terá a maldade e a miséria em suas mãos. E é por isso que há várias orientações sobre a segurança nas mesas, algo já de costume em todos lançamentos do Lampião, e mais especificamente na linha Pesadelos Terríveis.

A estrutura do suplemento

Sete Pecados se inicia com os conceitos gerais do cenário, apresentando o que é ser um Maculado e como criar as personagens. Há tópicos exclusivos as Narradores, indicando regras e mecânicas novas, para além de ganchos para Tramas e dicas para articular campanhas com Sonhadores e Maculados.

Mas além disso tudo há uma aventura completa: O Culto Impetuoso, com quatro personagens prontas e todas as orientações para você jogar com seus amigos!

Arte da Capa

Quem assina a capa de Sete Pecados é Beatriz Amazonas, ilustradora, gamer e conhecedora do universo de jogos de terror. Ah, e por ter jogado Pesadelos Terríveis isso ajudou mais ainda a expressar a atmosfera dos 2 Mundos que se mantém em Sete Pecados. Você pode acessar a página dela aqui para conhecer alguns de seus trabalhos.

31945580_858000834386363_6852568222814699520_n.jpg
Uma pequena amostra do trabalho de Beatriz. 🙂

O convite para Beatriz ilustrar foi algo bem bacana, já que acompanhava seu trabalho trabalho e tinha certeza que ela daria um toque certo ao suplemento. Todo o processo de criação foi bastante profissional com muitos feedbacks, e recomendo a todos vocês darem uma olhada em seus trabalhos.

31882866_858000581053055_5449057267934560256_n.png
Que tal um crossover entre Gangues de Nova Iorque e Dragon Age? Mais um dos trabalhos de Beatriz Amazonas!

E quando eu terei acesso a Sete Pecados?

capa baixa.png
Qual é o seu pior inferno? A rotina que te afasta dos prazeres, talvez? Descubra em Sete Pecados!

Que tal agora? E você paga o quanto quiser por ele!
Basta acessar a loja do Lampião no Dungeonist!

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s