Um ano de NeoGhaluni!

– Por DIEGO BERNARD

Este mês comemoramos algo bem bacana para nós do Lampião e em especial este que vos escreve, comemoramos 1 ano do lançamento de NeoGhaluni RPG. Foram muitos dias de trabalho pesado, suor, treinamentos e noites mal dormidas até que esse jogo fosse lançado, mas felizmente conseguimos e agora, um ano depois, podemos dizer que estamos muito satisfeitos com o que temos obtido de resultado. Mas como começou isso tudo?

Ghaluni

A muitos anos atrás, mais especificamente em 2007, eu decidi criar o meu próprio cenário para um RPG que jogávamos todos os dias no colégio. Meu grupo de jogo achou a ideia bacana e então eu fui construindo aquilo que posteriormente se tornaria o cenário chamado “Ghaluni”. Aqui vale uma menção honrosa e um agradecimento a meu amigo Victor Velasco que brilhantemente pensou nesse nome.

O jogo não era exatamente como é hoje (NeoGhaluni), e, ao longo dos anos, ele sofreu muitas alterações tanto no cenário quanto no sistema (foram muitas mesmo).

Até então, o objetivo era apenas brincar de RPG e divertir a mim mesmo e meus amigos, coisa que fazíamos muito até mesmo quando o colégio terminou. Até me arrisco a dizer que o RPG contribuiu para que nossa amizade continuasse mesmo depois do colégio e com os afazeres da vida adulta.

Mas um dia, numa de nossas mesas, a conversa tomou um rumo interessante. Em resumo, os jogadores começaram a discutir sobre o quão bacana era o cenário e o quão legal seria se outras pessoas o conhecessem. Isso me intrigou pois eu realmente não tinha pensado em divulgar. Então, a partir disso, as coisas começaram a tomar seguir diferente.

Todos os rascunhos e anotações sem forma, organização e apreço algum foram transformados em textos mais bem elaborados escritos no computador. Eu comecei a de fato traçar e estabelecer cada vez mais o cenário reunindo todo o material que eu tinha em diversos locais em um manual que ainda não era o esperado para mostrar ao mundo, mas que foi totalmente necessário para dar o primeiro passo. Então usando o Clube de Autores, eu fiz o primeiro Manual de Ghaluni, ainda em versão Beta e sem ilustrações, mas que usamos nas nossas mesas e usamos para trilhar o caminho esperado.

Foto 1

Jogamos bastante, usamos muuuito este manual e por consequência, muitas mudanças e correções foram feitas. Um segundo manual Beta veio e este foi o primeiro a ser divulgado para um público maior. A galera curtiu bastante e isso me motivou ainda mais. Foi então que comecei a pesquisar e planejar meios de lançar de fato o Financiamento Coletivo de Ghaluni RPG.

O Financiamento Coletivo

O FC aconteceu, mas tivemos alguns problemas, pois custos de ilustração, revisão, impressão, entrega etc, acabaram por encarecer muito o FC, de modo que não conseguimos arrecadar o valor necessário para o lançamento. Isso me deixou pessoalmente muito triste, pois eu realmente tinha me empenhado muito para lançar o jogo, mas por diversos motivos o FC não bateu a meta (não entrarei no mérito desses motivos). No entanto, algo que eu consegui perceber durante esses angustiantes 60 dias de campanha, foi que uma galera me ajudou muito com feedback, divulgação e até mesmo contribuição para o FC. Dessas pessoas eu não esquecerei jamais!

Foto 2

A Volta por Cima

No final da campanha de FC eu já estava totalmente certo de que ela não aconteceria, eu já tinha perdido muito dinheiro comprando ilustrações que foram usadas no FC, pagando divulgação, gastando, e indo a eventos então vi que precisava traçar um novo plano. O FC acabou, mas eu não poderia parar. Então, movido pelo apoio de amigos e colegas, eu decidi pegar os feedbacks colhidos e transformar tudo o que já tinha sido feito. Seria tudo novo a partir dali, e então surgiu NeoGhaluni.

Em NeoGhaluni muita coisa foi mudada, mas antes de ser mostrada ao público, eu decidi mandar para meu amigo Jorge Valpaços, que tinha conhecido num evento na Biblioteca Parque Estadual no RJ, e tinha me encantado com sua mente brilhante para RPG. Ele adorou a ideia e toda a reformulação, e então entrou no projeto!

3 meses de suor

Após tudo isso, o novo jogo estava praticamente pronto, porém precisávamos aparar as arestas do sistema e do cenário, precisávamos revisar o texto, diagramar, ilustrar, para só então imprimir. Dezembro, Janeiro e Fevereiro foram os meses em que mais trabalhamos nisso. Como não tínhamos grana para investir em ilustrações, eu mesmo assumi essa parte. Me reformulei, treinei e melhorei um pouco minhas habilidades de desenho para então trabalhar no livro de NeoGhaluni, que agora sairia pelo Lampião Game Studio.

Então, no início do mês de Março o livro estava completamente pronto e já estava sendo mandado para a gráfica, que trabalhou mais rápido que imaginamos (com base no mercado atual). Eles já estavam com o livro pronto em menos de 2 semanas, e então no dia 23 de Março de 2017 (dia do meu aniversário) chega em minha casa NeoGhaluni RPG, e no dia 25 do mesmo mês, foi lançado oficialmente. Guenta coração!

Foto 3

Hora de Jogar!

Depois disso, muita gente começou a jogar, pessoas de diversos lugares do Brasil compraram esse novo RPG e mandaram seus feedbacks dizendo o quão bacana e diferente era. Isso me deixou extremamente feliz. Começamos a ir e ser convidados para eventos de Anime do RJ e a partir disso muitas pessoas começaram a não só conhecer NG, mas também conhecer o RPG em geral. Eu me senti muito orgulhoso em saber que muitas pessoas aprenderam a jogar RPG com NG. E até hoje temos feito este trabalho magnífico na minha opinião. Dinheiro? Sabemos que RPG independente não dá; mas felicidade, isso eu tenho de sobra!

Foto 4.jpg

Esta é a história de como chegamos até aqui com NeoGhaluni RPG, eu espero que essa pequena jornada possa te inspirar e motivar a seguir com seus projetos não só de RPG, mas de qualquer coisa. Apesar das derrotas, tropeços e problemas que qualquer um possa passar, não tente vê-las como algo totalmente ruim. As veja como uma oportunidade de repensar, refazer, relançar. E no futuro, assim como eu, vocês vão ver que essas derrotas foram necessárias para chegar aonde você chegou.

Boa semana RPGística para vocês, galera!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s