A abominável lista de medos para Pesadelos Terríveis

– por JORGE VALPAÇOS

Pesadelos Terríveis é um jogo que possui o terror psicológico como o centro de sua experiência. Esse lançamento Lampião Game Studio & Avec Editora, que pode ser adquirido neste ou neste link, já possui vários artigos de suporte e suplementos gratuitos para download, acessados na página exclusiva aqui no blog do Lampião.

Hoje vamos dividir mais uma material para temperar os Contos de Terror de Pesadelos Terríveis. Então segurem-se em suas cadeiras, pois é hora de conhecer a Lista de Medos, uma ferramenta que pode ser usada de várias formas em suas partidas. Você poderá baixar o pequeno suplemento no final desta postagem gratuitamente, como os demais materiais que você encontra aqui no blog.

O que é a Lista de Medos?

Pesadelos Terríveis trata o conceito Medo por meio de diferentes abordagens. Para a construção do Mundo dos Pesadelos, é necessário listar os Medos Primordiais de uma dada comunidade, e eles que formam os Pesadelos e seus Domínios deste mundo distorcido. Já cada protagonista possui Seu Medo que se relaciona diretamente com sua estrutura psíquica, com o Trauma Psicológico inicial e com o Poder despertado enquanto Sonhador.

radiativo.jpg

Partindo deste princípio desenvolvi uma ideia bem simples. Basicamente pesquisei diferentes medos e os organizei em colunas. Você mesmo pode fazer o mesmo, removendo alguns, alterando outros. Propositalmente mantive conceitos como xenofobia (algo mais complexo que um simples medo) e organizei toda a lista a fim de que fosse possível sortear estes Medos. E isso pode ter diferentes usos em Pesadelos Terríveis. Mas antes de explorarmos essas possibilidades, cabe um pequeno comentário.

Segurança e coerência

A criação de uma listagem de Medos não suplanta todas as advertências entorno da manutenção da segurança nas mesas de jogo. Isso significa que se um jogador sortear agorafobia e for agorafóbico, obviamente isso desencadeará um gatilho muito ruim para ele. Não force jogadores a violarem seus limites e tenha em mente que Pesadelos Terríveis é apenas um jogo, e não é minha intenção tratar de forma desrespeitosa com a própria temática entorno de traumas psicológicos e fobias. Recorde-se sempre de ter isso em mente e mantenha tudo claro durante a conversa prévia que estabelece o acordo entre os participantes. Você não vai querer que ninguém se machuque por causa de um jogo, não é mesmo?

A Lista de Medos e a criação de Sonhadores

A primeira abordagem é a mais simples de ser utilizada, mas talvez a mais desafiadora. Antes mesmo de pensar nos Traços que definem a personagem, cada jogador sorteará o Seu Medo utilizando a Lista de Medos. A história da personagem será criada tomando esse sorteio como base.

Por exemplo, um jogador pode ter sorteado tafefobia (medo de ser enterrado vivo), então ele desenvolve uma personagem que sobreviveu a um deslizamento de terra que soterrou seus familiares. Pensando nisso, já pensa na história de ter uma infância pobre, sendo a morte de seus pais o seu Trauma Psicológico. Talvez ter o controle do elemento terra seja um bom Poder para este Sonhador.

Resultado de imagem para enterrado vivo
Várias camadas de Medo sufocam um Sonhador.

Como outro exemplo, uma jogadora sorteou siderodromofobia (medo de andar em grupos). A jogadora pensa bem e desenvolve a história de sua Sonhadora viajando com amigos em férias para outra cidade, curtindo festas de rua. Porém, em meio às festividades, houve uma espécie de arrastão. Todos os amigos se protegeram, mas ela ficou lá à própria sorte, sendo agredida brutalmente, pisoteada e humilhada (o seu Trauma Psicológico inicial). Desde então ficou mais reservada e até soturna, não confiando em amigos. E isso fez com que um Poder fosse despertado. Agora, como Sonhadora, ela pode desaparecer quando há uma grande concentração de pessoas em uma situação de tensão.

A Lista de Medos e a criação do Cenário

É possível utilizar a Lista de Medos para delinear os Medos Primordiais e, com isso, começar a pensar nos 2 Mundos que estruturam Pesadelos Terríveis. Logo, antes mesmo de pensar na possível aventura ou no grupo de Sonhadores, sortear os Medos pode ser algo muito interessante enquanto exercício criativo não apenas para o Narrador, mas para todo o grupo de jogo.

Por exemplo, poderíamos ter estes Medos sorteados: quimofobia (medo de ondas), microfobia (medo de coisas pequenas), fagofobia (medo de engolir ou comer) e helmintofobia (medo de vermes). O grupo de jogo pode pensar que uma dada comunidade próxima às praias foi destruída por um maremoto. Ocorre que as reservas de comidas que possuíam e até o que receberam estava avariado. Para não morrerem de fome, aqueles que estavam na miséria se alimentaram de muitos alimentos contaminados e vencidos, padecendo com verminoses. Poucos meses se passaram desde então e as sequelas ainda são visíveis.

Resultado de imagem para worms horror
A natureza inspira o horror.

É neste território que teremos o Conto de Terror que inaugura as partidas de Pesadelos Terríveis. É fácil imaginar enquanto Pesadelos algo como vermes bizarros, mas também a própria projeção da vilania humana dos sobreviventes, desejando que outros morram ou se mudem para que sobre mais para eles. Estamos falando de terror, amigos, e sabemos o quão vil pode se tornar uma pessoa em situações drásticas.

A Lista de Medos, Contos e Antologias

Uma das modalidades de condução de campanhas de Pesadelos Terríveis é a Antologia. Neste tipo de jogo, cada capítulo, cada Conto de Terror segue uma dada diretriz, uma temática. E esta pode ser alimentada pela Lista de Medos.

Resultado de imagem para hospital horror
Apenas um hospital vazio? Talvez um Domínio de um Pesadelo.

Imagine um o Narrador, ao planejar a próxima partida, sorteando nosocomefobia (medo de hospital) na Lista de Medos. Sim, uma aventura de horror clássica em um hospital seria bem interessante. Mas o Narrador pode temperá-la com um pouco mais de crueldade e, sorteando novamente obter quenofobia (medo de espaços vazios). Hum, mais interessante ainda. Ele poderia pensar em um Conto de Terror que tenha um hospital abandonado, ou ainda, que ficou vazio repentinamente por agência dos Pesadelos. Muitas são as possibilidades para utilizar a Lista de Medos no planejamento de partidas de Pesadelos Terríveis, bem como para construir referências importantes, como coadjuvantes e até antagonistas das histórias.

Baixe agora!

Não perca tempo e baixe aqui a Lista de Medos de Pesadelos Terríveis!

Pesadelos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s